domingo, 24 de março de 2013

Quanto mais Coke Initiative melhor / The more Coke Initiative, it's better



 (English version below)

                 A campanha da Coca-Cola Zero, Quanto mais (insira o nome aqui) melhor já não é novidade para ninguém. 

                Não é de hoje que vemos pessoas paradas nas gôndolas dos mercados procurando seu nome nas latinhas ou rótulos de garrafas.


                Tudo começou com um aplicativo de facebook que virou febre instantaneamente, desde o uso de nomes, até marcas, times e palavrões.

                Diversas empresas, de segmentos diferentes, aproveitaram a brincadeira e divulgaram suas marcas na latinha virtual. 

                Dentro dessa ideia, teve até quem sacaneou usando a marca rival na brincadeira.


                A campanha original foi criada pela Ogilvy Sidney importada para o Brasil como "Descubra sua Coca-Cola Zero".
  
                No começo eram 150 nomes (na lista dos mais registrados segundo cartórios) impressos em latas e rótulos, mas a ideia cresceu.


                Aproveitando as férias de verão (no Brasil), a campanha ganhou proporções turísticas, comercializando latas com nomes de cidades, sejam no exterior ou no litoral. 


                As cidades citadas variavam por região do país. Por exemplo, no Rio Grande do Sul fotografei latas com destinos sulistas, tanto gaúchos quanto catarinenses.
 

                 Mais recentemente, devido à gigante procura pelos mais diversos nomes, a Coca-Cola Zero iniciou uma ação promocional para ampliar mais 50 opções de latas/rótulos.

                Dessa vez, as pessoas sugeriam um nome pelas redes sociais e os mais votados foram para o mercado, dando a chance aos nomes mais inusitados.

                Embalado nessa procura pelos nomes, o grupo de humor Porta dos Fundos criou um de seus famosos mini-programas  fazendo humor justamente com os nomes "ruins".

                Segundo o criador desse vídeo e um dos líderes do grupo, Fábio Porchat, a brincadeira não foi encomendada pela marca.


                Mesmo assim, a resposta da Coca-Cola não poderia ter sido melhor. Poucas horas depois da divulgação do vídeo de humor nas redes, a própria marca criou as latas virtuais personalizadas em uma resposta criativa e bem humorada, conquistando a simpatia dos fãs do grupo.


                Outro exemplo do uso da campanha para outros fins que não ela mesma foi a ideia da ESPM Sul, em parceria com a Vonpar (fabricante gaúcha da Coca-Cola), que convidou seus alunos para a Empresa Júnior com rótulos personalizados em garrafas.


                Já, ainda dentro desse espírito, uma ação de uma cia. aérea no aeroporto de Curitiba distribui aos passageiros lata com o nome da cidade para onde estão indo.

                Mas muito além das ações da marca e tantas outras que surgiram baseadas nela, ainda diversas empresas entraram no clima para criar produtos personalizados.

                Os produtos vão desde camisetas, canecas, chaveiros até almofadas, como na foto abaixo.


                A campanha não para de crescer e com certeza seu potencial não foi todo aproveitado, assim como com certeza não consegui trazer para cá todos os exemplos de uso da ideia, especialmente considerando que ela acontece também em outras partes do mundo.

                Já virou case a ser estudado, já virou bordão e entrou para a história do marketing. Mais um grande sucesso de comunicação com a marca Coca-Cola.
               
Sugestão do post: Paula Vargas

Fontes:
http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2013/03/22/Usos-criativos-para-conceito-da-Coca-Cola-Zero
http://www.ilikemarketing.com.br/aplicativo-da-coca-cola-zero/
http://multicolecionismodovalenziano.blogspot.com.br/2013/01/coca-zero-pontos-turisticos.html
http://www.shopfjc.com/produto/almofada-coca-cola-zero-personalizada-com-seu-nome-30x45cm_MLB461750226_pc--
http://marcuspessoa.com.br/coca-cola-zero-e-o-video-do-porta-dos-fundos/
http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2012/07/31/Coca-Zero-imprime-nomes-em-embalagens.html
http://promoview.com.br/popular/214287-nomes-de-consumidores-estampam-latas-de-coca-cola-zero/
                 
The more Coke Initiative, it's better

The campaign for Coca-Cola Zero, "The more (insert name here) better" is not new to anyone.
Not today we see people standing on the shelves of markets looking for their name in cans or bottle labels.
It all started with a facebook applicative that instantly became a fever, going from the use of names to brands, teams and profanity.
Several companies from different segments, enjoyed the joke and reported their brands in virtual can.
Within this idea, had who screwed up by using the rival brand in jest.
The original campaign was created by Ogilvy Sydney and imported to Brazil as "Discover Your Coke Zero."
In the beginning there were 150 names (the list of most registered) printed on cans and labels, but the idea grew.
Enjoying the summer holidays (in Brazil), the campaign won proportions: tourist marketing cans with names of cities are on the coast or abroad.
The cities cited varied by region of the country. For example, in Rio Grande do Sul photographed destinations cans with Southerners, both as gauchos or catarinenses.
More recently, due to huge demand by different names, Coca-Cola Zero launched a promotional campaign to increase another 50 cans / labels options.
This time, people suggested a name by social networks and the most voteds went to the market, giving a chance to the most unlikely names.
Packaged in this search by name, the humor group "Porta dos Fundos" (Back Door) created one of their famous mini-programs making joke with the "bad names".
According to the creator of this video and one of the group leaders, Fabio Porchat, the joke was not commissioned by the brand (video at portuguese version)
Even so, the response of Coca-Cola could not have been better. Within hours of the release of the humor video on networks, the own brand created custom virtual cans in a creative and humorous response, winning the sympathy of the group fans.
Another example of the campaign use for purposes other than itself was the idea of ​​ESPM South, in partnership with Vonpar (local Coca-Cola's manufacturer), who invited their students to the Junior Company with custom labels on bottles.
Also in this spirit, an promotional action of an airline company at the Curitiba's airport distributes passengers can with the name of the city where they are going.
But far beyond the actions of the brand and many others that have emerged based on it, yet many companies entered the atmosphere to create customized products.
Products range from t-shirts, mugs, keychains and pillows, as pictured in portuguese version.
The campaign does not stop growing and certainly its potential was not tapped all, and certainly could not bring forth all examples of using the idea, especially considering that it also happens in other parts of the world.
Entered in the history of marketing. Another great success of communication with the Coca-Cola brand.

Translation by Google Translator.

2 comentários: