domingo, 24 de fevereiro de 2013

And the Coke goes to...



                Hoje acontece a tão aguardada cerimônia de entrega do Oscar. Apostas feitas, torcidas prontas, hora de botar a Coca pra gelar.

                Coca-Cola tem tudo a ver com cinema, não apenas por ser um ótimo acompanhamento para um bom filme, mas porque se faz presente dentro da tela também.

                Que as marcas invadiram o cinema há muito tempo, não é novidade para ninguém, mas você já parou para reparar o quanto elas acabam interferindo na trama?

                Bom, muitas vezes elas estão apenas ali, quietas, sutis, mas às vezes elas interferem de maneira definitiva na história.

                Um bom exemplo? No filme Io e Tu de Bertolucci, a própria personalidade do personagem central é construída através de seus hábitos, que incluem o consumo de Coca-Cola. 

                Da mesma forma, no filme Os Deuses Devem Estar Loucos, a trama inteira gira em torno de uma garrafa de Coca-Cola.

 Cartaz do filme Os Deuses Devem Estar Loucos
                A história do merchandising da Coca-Cola é antiga; no filme King Kong, de 1933, o símbolo da marca está em um outdoor na Times Square.

                Como nesse do King Kong, o que não faltam são exemplos da presença da marca na mais diversas produções, seja interagindo com personagens, como em Um Duende em Nova York (2003) em que a personagem central aparece bebendo Coca-Cola, ou Scott Pilgrim (2010) em que a personagem central aparece com uma lata de Coca-Cola Zero como uma compressa térmica.

Cena de Um Duende em Nova York
Cena de Scott Pilgrim

                Além desses, existem centenas (ou milhares) de exemplos de aparição da marca nos mais diversos contextos. 

                Um destaque vale para Pearl Harbor (2001), em que garrafas de Coca-Cola aparecem sendo usadas para transfusão de sangue (diz a lenda que isso de fato aconteceu).

Cena de Pearl Harbor

                Um caminhão passando ao fundo, uma máquina em um corredor, uma latinha na mesa de trás, um outdoor, uma garrafa na geladeira. Se formos parar pra reparar nesses detalhes, encontraremos Coca-Cola onde menos esperamos.

Cena de Os Caça-Fantasmas
Cena de O Diário de uma Paixão

                Para ilustrar um pouco da história da Coca-Cola no cinema, o site especializado Anyclip (anyclip.com) montou um infográfico bem interessante, embora nem de longe ilustre todo os cantos onde a marca apareceu, mas a título de curiosidade, vale a conferida.


                 Esse mesmo site criou um índice que atesta a influência das marcas nas produções cinematográficas. A Coca-Cola foi a vencedora, com 9,7 pontos (suponho que a escala seja de 10).

                Devido ao seu gigante histórico nas telas de cinema, a marca homenageou a sétima arte através de um anúncio muito criativo que ilustra sua presença nas fases que o cinema passou. 


                O anúncio é da agência porto-riquenha DraftFCB.

Meu nome é Zero, Coca Zero
               
                Não é só de aparições nos filmes que vive o merchandising cinematográfico da Coca-Cola.

                A maior prova disso são as ações de marketing brilhantes da Coca-Cola Zero na divulgação do filme Skyfall, da franquia 007, do qual foi patrocinadora.

 
                Entre as ações, uma linha de embalagens exclusivas, de garrafas e latas, com a temática do filme. 



                A trilha sonora clássica da produção também foi bastante homenageada, sendo objeto central do comercial da campanha...


 ... e também da ação envolvendo interação do público. Na ação, pessoas comuns foram envolvidas na atmosfera de adrenalina do filme através de um desafio valendo ingressos para o cinema.

                O resultado a ação pode ser conferido no vídeo abaixo:


                Como nem tudo é perfeito, a própria Coca-Cola divulgou aquilo que não deu muito certo na ação.


                Se a história da Coca-Cola no cinema não é de hoje, também não tem prazo para acabar; ainda veremos nossa querida marca favorita estampada nas telonas muitas e muitas vezes.

                Claro que, nesse post, seria impossível falar de toda a presença da marca nos filmes, mas o espaço dos comentários está aberto, quem quiser contribuir, citar outros filmes, será muito bem vindo!

Principais referências desse post: 
canal da Coca-Cola zero no youtube
http://orgulho-nerd.blogspot.com.br/2013/01/a-cocacola-e-o-cinema.html
http://marketingemfoco.com/tag/coca-cola/
Google imagens
Alguns blogs de cinema e de propaganda. Como muitas das matérias eram repetidas, é difícil saber a fonte real deles. 


2 comentários: