domingo, 15 de setembro de 2013

Fazendo arte

                Não é de hoje que a Coca-Cola inspira a arte, certo?

                E isso não é apenas uma forma de falar; o histórico da Coca-Cola nos mais diversos tipos de arte é extenso e cheio de parcerias e imagens marcantes.

                Prova disso é a Pop Art, ou Arte Pop, um movimento artístico que teve origem na Inglaterra na década de 50 e se fortaleceu ainda mais na década seguinte.

                Dentro desse movimento, foram criadas imagens envolvendo a marca.







                Entre os grandes expoentes da Arte Pop está Andy Warhol, o lendário criador da obra com os rostos coloridos da Marilyn Monroe.

                Além dela, diversos artistas foram retratados por Warhol. Ele, porém, não limitou sua arte às celebridades e adotou como tema recorrente em suas obras a lata das sopas Campbell e nossa adorada Coca-Cola.



               
                Mesmo o grande destaque ficando com a Arte Pop, a Coca-Cola foi tema de diversos artistas em outros movimentos, sendo certamente uma das marcas mais retratadas pela arte.

                E foi assim que crianças de 4ª a 7º série da escola Leonor Rosa de Caxias do Sul  criaram um vídeo de arte conceitual com a marca.

                O projeto foi apoiado pela Universidade de Caxias do Sul e teve coordenação de Alexandra Mugnol.

                O vídeo chegou às minhas mãos através da minha madrinha, Ana Bastian Alberti, que foi quem correu atrás também da conversão do mesmo para que eu pudesse postá-lo, já que tem quase 20 anos!

                Isso mesmo, a má qualidade do vídeo se deve ao processo de telecinagem usado para essa conversão, uma vez que o projeto foi desenvolvido em junho de 1994, muito antes da nossa era do DVD.


Fontes:
Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário