sexta-feira, 22 de abril de 2016

Lições para a Coca-Cola

                Tempos atrás cheguei no mercado e me deparei com a lata com uma tarjinha escrita “Cada Mini Conta”. Imediatamente anunciei na página que vinha promoção por aí. Demorou ainda um pouco pra ter qualquer informação, mas quando apareceu, achei a ideia bem legal.

                A promoção consiste em cadastrar os códigos das tampinhas verdes e lacres das latas no site onde passariam a valer moedas virtuais para trocar por brindes que iam desde Coca-Cola gratuita no McDonalds até leilões de festas para 100 amigos.



                Ok, inicialmente meu interesse na promoção foi zero, não sou ligada a festa e acho a Coca-Cola do McDonalds um desrespeito ao cokelover, mas então vi que tinham outros produtos bem legais para serem trocados, como fone de ouvido, óculos e carteira.

                Meu primeiro alvo foi o óculos, já que meu grau aumentou, vou ter que fazer lente nova, achei que seria massa colocar a lente nova na armação da Coca-Cola. Contei os dias pra abertura e peguei já nos primeiros minutos. Depois comecei a coletar pra pegar o fone, mas como uma consumidora sozinha, juntando o fruto do meu próprio consumo, cheguei tarde, já tinha esgotado.

                Não é culpa da Coca-Cola, mas é fato que todas as promoções com quantidades limitadas em que o povo corre pra garantir o seu são mais benéficas a quem tem bar/restaurante ou tem bom relacionamento com quem tem; lembro de um caso das minigarrafinhas que eu via proprietários desses estabelecimentos juntando lacres e tampas e trocando por caixas inteiras de garrafinhas já nos primeiros dias pra depois botar à venda no Mercado Livre.

                Aliás, foi o grande problema da promoção das minigarrafinhas da Copa; elas desapareceram em poucos dias e, ao mesmo tempo, uma busca rápida pelo Mercado Livre era possível encontrar vendedores vendendo 20, 30 caixas de minigarrafinhas a preços absurdos. Daí o cidadão comum que bebe sua Coca-Cola e junta suas tampinhas sai sempre prejudicado.

                Essa não é uma crítica à Coca-Cola porque a empresa não tem como controlar os espertinhos – e até aqueles que negociam por fora com os promotores de vendas, mas não tenho dúvidas de que o mesmo aconteceu nessa promoção, com brindes que, comprados no mercado, custam muito caro. Não tenho dúvidas de que, entre os consumidores, teve quem aproveitou  a possibilidade de juntar grande quantidade de códigos sem ser consumidor pra pegar grande volume de brindes vendáveis a preços altos.

                Não é ilegal; juntou, trocou, ganhou. Mas mesmo sendo essa a lógica, é bem desagradável e causou um gigante desconforto. Parte dele injustificável, mas entendi bem a revolta de muitos consumidores demonstrada em cada post na página da empresa. Claro, teve muito ratão reclamando por erro próprio, como a abertura das carteiras, 727 unidades, centenas de pessoas a postos e o sujeito deixa pra fazer o login na hora da troca, enquanto ele preenchia o estoque esgotou e ele ficou sem.



                A grande questão, na minha opinião de cokelover desde a infância é que a Coca-Cola esqueceu que seu público SEMPRE se empenha. A marca é uma das mais colecionadas do mundo, QUALQUER promoção da marca vai ser sucesso, e pisar no freio com algum tipo de receio só vai trazer retornos negativos.

                Sou da década de 80, época em que as promoções eram abundantes e era sempre aquela correria, a molecada juntava tampinha em peso. Depois disso, por algum motivo desconhecido, a Coca-Cola ficou muito tempo sem fazer grandes promoções, voltando em 2014 timidamente com uma promoção que claramente superou longe suas expectativas.

                Os brindes legais da promoção atual já se acabaram – a carteira durou exatamente TRÊS minutos – e creio que fica uma lição pra marca, depois do susto de 2014, do sucesso de 2015 e da bronca de 2016 pelo povaréu juntando tampinha pra dar de cara com o aviso de esgotado: tira o pé do freio!

                Tem que ter limite? Claro que tem, as minigarrafinhas da galera provaram com as sobras tão grandes que a empresa liberou pra venda sem tampinhas no final; mas creio que 727 unidades da carteira e 1400 dos fones é pouco DEMAIS. Não falo pelos outros brindes porque, exceto os copos, os demais já cheguei atrasada e não sei quantos tinham (menos o óculos que consegui pegar).

                Pessoalmente termino a promoção satisfeita porque consegui o óculos e a carteira, mesmo um pouco frustrada pelo fone, mas sei que muita gente tá soltando fogo pelas ventas. Jamais será possível agradar a todos e sempre vai ter o que fez bobagem e culpou a empresa, mas fico na expectativa que pras próximas eu não precise virar a noite atualizando o site pra não ficar sem!

                E por favor, Coca-Cola, não se baseie nos indignados dizendo que não vale a pena fazer promoção; vale sim, vale muito, só... capricha, tá? 


3 comentários:

  1. Concordo com vc!
    Confesso que não me animei muito com essa promoção, mesmo pq, imaginei que o máximo que conseguiria seria a coca no mac, que de tão ruim, não valeria a pena....não cadasttei nenhuma tampinha sequer, estão todas aqui....pelo jeito vão pro lixo!
    Uma pena!

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  2. Concordo com vc!
    Confesso que não me animei muito com essa promoção, mesmo pq, imaginei que o máximo que conseguiria seria a coca no mac, que de tão ruim, não valeria a pena....não cadasttei nenhuma tampinha sequer, estão todas aqui....pelo jeito vão pro lixo!
    Uma pena!

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  3. Participei e achei legal.
    A compania Coca Cola cumpriu a promoção.
    Entregarão sem eu desembolsar R$ 1.00 do bolso. Parabéns e espero o próxima promoção como essa.

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