segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Desabafo

               Me mantive quieta, em um hiato proposital, nesses dias em que estourou um escândalo sensacionalista que todos vocês devem ter visto.

                Eu já conhecia a história e meu posicionamento não mudou com a volta dela para a mídia, mas percebi todo um fenômeno anti-Coca que, mesmo eu sendo somente uma fã da marca, respingou em mim. Por isso me calei.

                A Coca-Cola é uma das maiores empresas da história e do mundo. Tem, portanto, um dos maiores faturamentos do globo, mas isso não a torna, automaticamente, culpada de qualquer acusação.

                Que o produto tem seus lados negativos, isso também todo mundo sabe, mas ninguém é obrigado a consumir e seus projetos sociais abrangem não-consumidores também.

                Então o que gerou essa onda anti-Coca? Seu status. É mais bonito ficar do lado do cidadão pobre e doente do que da multinacional multimilionária. Foi assim que um monte de gente ignorou um monte de coisa mal contada para ficar contra o grandão.

                Foi assim que esse mesmo monte de gente falou mal da Coca-Cola nas redes sociais mas não fez nada pelo cidadão na prática, e muitos sequer deixaram de consumir a Coca.

                Sinal dos tempos? Não, humanidade. Todos querem se sentir empáticos e eu cheguei a ficar desconfortável por me manter do lado da multinacional. Mas não gritei, não lutei pelo meu lado porque não precisa.

                Ao contrário do que muita gente pensou nesses dias, eu não tenho qualquer ligação real com a marca. Não trabalho pra Coca-Cola, não presto serviço, nadinha, faço o blog e a page do facebook porque quero, porque gosto, não sou paga para falar bem, falo o que penso de verdade.

                Então não, não respondo pela marca como acabei sendo cobrada, mas se pudesse responder, faria exatamente o que ela fez: abriria as portas para provar meu lado.

                Sairia mais barato para a Coca-Cola  dar uma grana para o cidadão ficar quieto, e poxa, se a empresa tem tanto dinheiro, por que não fazê-lo? Simples: ela acredita na sua inocência.

                Se é de fato inocente ou não, não cabe a mim julgar, sou parcial demais para analisar a questão friamente e já tenho um lado escolhido. Eu nem precisaria dizer qual é.

                Só sei que cada um tem suas razões e sua opinião, e eu respeito. Essa é a minha, espero receber o mesmo respeito de volta.


                Para encerrar meu desabafo, o vídeo que a Coca-Cola criou em resposta.


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