terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Por falar em nostalgia...



                E já que falei em nostalgia na abertura do blog, vamos começar com uma. Bem grande. 

                A Coca-Cola é reconhecida por suas campanhas publicitárias marcantes, desde os tempos da ilustração quando não se tinha os mesmos recursos que se tem hoje. As pin ups (que ainda tratarei aqui) foram muito fortes na história da marca; mas o uso da felicidade como vantagem do produto é algo que a Coca-Cola nunca abriu mão, sendo, inclusive, o destaque do slogan atual.

                Uma pesquisa rápida pelo Google imagens é capaz de nos transportar para esse passado da marca, mas, para ilustrar a beleza de uma marca que fez parte de praticamente todas as fases da propaganda, uso dois anúncios que tinha em mãos, físicos (até por isso peço desculpas pela má qualidade das fotos).

                O primeiro é da Revista La Familia, uma revista mexicana que, aparentemente, não existe mais - pesquisei e não localizei ela na internet - e o anúncio foi publicado por volta de 1946.


Anúncio da revista mexicana La Familia


                O segundo é nacional, da Revista O Cruzeiro, mais "jovem" que o anterior, edição datada de 18 de fevereiro de 1953. O anúncio traz como tema o carnaval e o texto é:

"Na hora da alegria,

quando o calor é maior,

siga o bloco 'Isto faz

um bem...' e reanime-se

com uma gostosa

Coca-Cola..."

Anúncio na Revista O Cruzeiro

                A Revista O Cruzeiro, para quem não conhecia, foi a principal revista ilustrada brasileira no século XX, entrando em circulação em 1928 e sendo extinta em 1975.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Cruzeiro_%28revista%29

2 comentários:

  1. Ameiii amei amei essa da O Cruzeiro, muito cara de carnaval de marchinha tão lindo e tradicional...

    A primeira já me remeteu a lanchonete com jukebox e essa coisa toda Grease hahaha (ainda que os tempos da brilhantina tenham sido um pouco depois da época do anúncio). Engraçado é conseguir imaginar o produto em ambos os contextos. o.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante mesmo, que o produto é facilmente incluível em praticamente qualquer contexto, e, até pelo tempo de existência, temos anúncios com os mais diversos momentos culturais do mundo.
      Estudar propagandas da Coca-Cola é muito fascinante!

      Excluir