quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Sustentabilidade

                Depois de memoráveis ações de reciclarem e reaproveitamento de embalagens – como já foi e voltará a ser objeto de posts no futuro – agora é a vez do cuidado com a água consumida virar destaque internacional.

                Não é novidade para ninguém que a água consumível do planeta está em amplo processo de escassez e isso pode, eventualmente, provocar a extinção da vida no planeta. Também não é, ou não devia ser, novidade que as maiores empresas do planeta costumam consumir os recursos naturais sem grandes entraves, visto que são elas quem detém o capital e o capital detém os decisores públicos.

                Sem querer fazer politicagem, mas essa é a vida real, e as decisões políticas sobre nosso futuro enquanto humanidade raramente apresentam de fato uma preocupação conosco; são, em sua gigante maioria, decisões que giram em torno dos benefícios a quem paga mais.

                Por isso, como Cokemaníaca com os pés no chão, me dá um certo alívio quando vejo uma empresa do porte da Coca-Cola, com o poder econômico que a marca tem no mundo – o que daria a ela o aval de fazer basicamente o que quer – toma iniciativas que tragam algum benefício social.

                É importante ressaltar que nós, cokelovers, sabemos que a Coca-Cola não é uma ONG, mas uma empresa valiosíssima que vive de venda de um produto que não ficou famoso por seus benefícios à saúde. Sabemos que nosso amor está sob direta influência do marketing bem trabalhado, mas isso não nos impede de celebrar iniciativas positivas – porque sim, estamos nesse ponto que toda iniciativa em prol do meio ambiente ou da sociedade não é o óbvio, mas um diferencial.

                Por isso me foi uma grata surpresa descobrir que a Coca-Cola foi citada como primeira da lista “Fortune” a repor toda a água usada. Conforme matéria da revista Exame, “A empresa devolveu à natureza e às comunidades 191,9 bilhões de litros de água através de diferentes projetos, o que equivale a 115% da água usada pela marca na produção de suas bebidas, segundo resultados validados pela auditora Deloitte e pela ONG The Nature Conservancy. A revista "Fortune" lista as 500 maiores corporações do mundo, conforme sua receita. A classificação é publicada anualmente.”


                De ação em ação, alguma coisa está sendo feita. Que continue fazendo. De nossa parte, a cobrança sempre vai existir.


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