Tempos
atrás cheguei no mercado e me deparei com a lata com uma tarjinha escrita “Cada
Mini Conta”. Imediatamente anunciei na página que vinha promoção por aí.
Demorou ainda um pouco pra ter qualquer informação, mas quando apareceu, achei
a ideia bem legal.
A
promoção consiste em cadastrar os códigos das tampinhas verdes e lacres das
latas no site onde passariam a valer moedas virtuais para trocar por brindes
que iam desde Coca-Cola gratuita no McDonalds até leilões de festas para 100
amigos.
Ok,
inicialmente meu interesse na promoção foi zero, não sou ligada a festa e acho
a Coca-Cola do McDonalds um desrespeito ao cokelover, mas então vi que tinham
outros produtos bem legais para serem trocados, como fone de ouvido, óculos e
carteira.
Meu primeiro
alvo foi o óculos, já que meu grau aumentou, vou ter que fazer lente nova,
achei que seria massa colocar a lente nova na armação da Coca-Cola. Contei os dias
pra abertura e peguei já nos primeiros minutos. Depois comecei a coletar pra
pegar o fone, mas como uma consumidora sozinha, juntando o fruto do meu próprio
consumo, cheguei tarde, já tinha esgotado.
Não é
culpa da Coca-Cola, mas é fato que todas as promoções com quantidades limitadas
em que o povo corre pra garantir o seu são mais benéficas a quem tem
bar/restaurante ou tem bom relacionamento com quem tem; lembro de um caso das
minigarrafinhas que eu via proprietários desses estabelecimentos juntando
lacres e tampas e trocando por caixas inteiras de garrafinhas já nos primeiros
dias pra depois botar à venda no Mercado Livre.
Aliás,
foi o grande problema da promoção das minigarrafinhas da Copa; elas
desapareceram em poucos dias e, ao mesmo tempo, uma busca rápida pelo Mercado
Livre era possível encontrar vendedores vendendo 20, 30 caixas de
minigarrafinhas a preços absurdos. Daí o cidadão comum que bebe sua Coca-Cola e
junta suas tampinhas sai sempre prejudicado.
Essa
não é uma crítica à Coca-Cola porque a empresa não tem como controlar os
espertinhos – e até aqueles que negociam por fora com os promotores de vendas,
mas não tenho dúvidas de que o mesmo aconteceu nessa promoção, com brindes que,
comprados no mercado, custam muito caro. Não tenho dúvidas de que, entre os
consumidores, teve quem aproveitou a
possibilidade de juntar grande quantidade de códigos sem ser consumidor pra
pegar grande volume de brindes vendáveis a preços altos.
Não é ilegal;
juntou, trocou, ganhou. Mas mesmo sendo essa a lógica, é bem desagradável e
causou um gigante desconforto. Parte dele injustificável, mas entendi bem a
revolta de muitos consumidores demonstrada em cada post na página da empresa.
Claro, teve muito ratão reclamando por erro próprio, como a abertura das
carteiras, 727 unidades, centenas de pessoas a postos e o sujeito deixa pra
fazer o login na hora da troca, enquanto ele preenchia o estoque esgotou e ele
ficou sem.
A
grande questão, na minha opinião de cokelover desde a infância é que a
Coca-Cola esqueceu que seu público SEMPRE se empenha. A marca é uma das mais
colecionadas do mundo, QUALQUER promoção da marca vai ser sucesso, e pisar no
freio com algum tipo de receio só vai trazer retornos negativos.
Sou da
década de 80, época em que as promoções eram abundantes e era sempre aquela
correria, a molecada juntava tampinha em peso. Depois disso, por algum motivo
desconhecido, a Coca-Cola ficou muito tempo sem fazer grandes promoções,
voltando em 2014 timidamente com uma promoção que claramente superou longe suas
expectativas.
Os
brindes legais da promoção atual já se acabaram – a carteira durou exatamente TRÊS
minutos – e creio que fica uma lição pra marca, depois do susto de 2014, do
sucesso de 2015 e da bronca de 2016 pelo povaréu juntando tampinha pra dar de
cara com o aviso de esgotado: tira o pé do freio!
Tem que
ter limite? Claro que tem, as minigarrafinhas da galera provaram com as sobras
tão grandes que a empresa liberou pra venda sem tampinhas no final; mas creio
que 727 unidades da carteira e 1400 dos fones é pouco DEMAIS. Não falo pelos
outros brindes porque, exceto os copos, os demais já cheguei atrasada e não sei
quantos tinham (menos o óculos que consegui pegar).
Pessoalmente
termino a promoção satisfeita porque consegui o óculos e a carteira, mesmo um
pouco frustrada pelo fone, mas sei que muita gente tá soltando fogo pelas
ventas. Jamais será possível agradar a todos e sempre vai ter o que fez bobagem
e culpou a empresa, mas fico na expectativa que pras próximas eu não precise
virar a noite atualizando o site pra não ficar sem!
E por
favor, Coca-Cola, não se baseie nos indignados dizendo que não vale a pena
fazer promoção; vale sim, vale muito, só... capricha, tá?
Concordo com vc!
ResponderExcluirConfesso que não me animei muito com essa promoção, mesmo pq, imaginei que o máximo que conseguiria seria a coca no mac, que de tão ruim, não valeria a pena....não cadasttei nenhuma tampinha sequer, estão todas aqui....pelo jeito vão pro lixo!
Uma pena!
Concordo com vc!
ResponderExcluirConfesso que não me animei muito com essa promoção, mesmo pq, imaginei que o máximo que conseguiria seria a coca no mac, que de tão ruim, não valeria a pena....não cadasttei nenhuma tampinha sequer, estão todas aqui....pelo jeito vão pro lixo!
Uma pena!
Participei e achei legal.
ResponderExcluirA compania Coca Cola cumpriu a promoção.
Entregarão sem eu desembolsar R$ 1.00 do bolso. Parabéns e espero o próxima promoção como essa.