quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

De onde veio São Valentim?



                 Hoje, 14 de fevereiro, é dia dos namorados em boa parte do mundo - todo o hemisfério norte, Austrália e outros (não apenas Estados Unidos como comumente se atribui). 

                Ao contrário do Brasil, em que a data 12 de junho foi determinada em meados do século passado por junho representar uma baixa no comércio pelo hiato entre o dia das mães e o dia dos pais, o dia dos namorados nesses países é parte de uma tradição muito antiga.      

                Embora algumas fontes digam que houveram 3 mártires de nome Valentim, a tradição de 14 de fevereiro ser o dia da celebração do amor veio como uma homenagem ao bispo romano (Valentim, obviamente) que arriscou o pescoço, literalmente, em prol dos casais apaixonados.

                Isso aconteceu durante o reinado de Claudio II, em que o mesmo proibiu casamentos por acreditar que rapazes solteiros eram melhores guerreiros para seu exército. 

               O bispo Valentim, contrariando ordens do imperador, passou a celebrar clandestinamente o matrimônio desses rapazes com suas amadas.

                Valentim, descoberto, foi preso, e, durante sua reclusão, recebia inúmeras homenagem de pessoas que foram ajudadas por ele ou acreditavam em sua causa. 

                Uma delas foi uma jovem cega por quem Valentim se apaixonou.

                A jovem era filha do carcereiro e, podendo encontrar-se com ele, correspondeu o sentimento. Reza a lenda que a moça recuperou a visão milagrosamente através desse amor.
                 
               Ao final das cartas que passaram a se trocar, o bispo assinava "your Valentine" ("seu Valentim"), gerando a expressão usada até hoje para se dizer "seu amor" ao fim de recados românticos.

                Em 14 de fevereiro de 270, Valentim foi decapitado. Em sua homenagem, os casais adotaram a data como o dia do amor, e, posteriormente, o dia dos namorados.

                A data foi abolida das celebrações católicas em 1969 pela precariedade de fontes seguras sobre sua veracidade (sim, é possível que seja tudo apenas lenda), mas, depois de séculos de celebração, já havia se tornado uma data da cultura popular.

                Mesmo que no Brasil essa data não seja celebrada, cultura universal nunca é demais. Fecho esse post com um vídeo feito pela Coca-Cola para homenagear o amor. 

                Retirei o vídeo do canal do youtube, não havia lá fonte de onde e quem fez o vídeo, nem se foi uma ação ou um vídeo produzido.



4 comentários:

  1. Por acaso, acabei com uma garrafa de dois litros de Coca-Cola em... 5 horas? Hehehehehe
    Vou ler quando chegar em casa, até porque faz um mês que bom, tudo acabou, eu podia estar comemorando mas não... Então, depois leio com calma, com carinho.

    Já segui aqui, pra não esquecer! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, espero que você esteja bem! E que tenho muitos motivos para comemorar, mesmo que não essa data!

      Excluir